terça-feira, 25 de junho de 2013

Blusa em Tricot para Bebê - Receita

 Olá!
Esta, no ponto Espiga somente na parte da frente, teci para menino. Porém a cor e o ponto favorecem também a menina.
Não é difícil tecê-la, veja receita e dicas abaixo e confira!

Atenção: eu sempre inicio pela parte da frente, pois gosto de deixar 2 cm. de altura a mais na parte das costas, para que ao vesti-la, a parte de trás da gola não repuxe a parte da frente. ( regras de corte e costura). Também porque como alguns pontos fantasia estreitam o trabalho ( é o caso do ponto Espiga), posso calcular quantos pontos a menos montarei para a parte das costas.
Tamanho: 12 a 18 meses
Material:  aproximadamente 150 g da lã família da marca Pingouin, agulhas para tricot nºs 4  e  5.
Ponto fantasia da Parte da Frente- Tricot e Ponto Espiga: 
 -Direito do trabalho:  faça 6 t., passe os 2 últimos p. para a agulha esquerda, passe o fio para trás, retome os 2 p. para a agulha direita , passe o fio para a frente e prossiga, repetindo a cada 6 t.
- Avesso: os 4 p. em t. trabalhe em m., os 2 p. em  Espiga trabalhe em tricot.
 Ponto Fantasia da Barrinha Transpassada da Gola e Gola- Ponto de Barra 1/1 somente no direito:
-Direito do trabalho:* 1 t., 1 m*.,repetir de *a*.
- Avesso : todo em t.
Obs: o esquema do ponto Pipoca fica assim : 6 - 6- 6- .....4 ( inicie normalmente com os 6 p. e termine em 4 t.)
EXECUÇÃO:
Frente: monte 52 p. na ag. nº 4 e trabalhe 11 carr.( 4 cm.) em ponto de barra 1/1. Passe para a ag. nº 5 e trabalhe no ponto fantasia por 40 carr. ( 21 cm.) e inicie a barrinha transpassada para a gola e o decote:
-  com metade do nº de pontos mais 2 pontos da outra metade ( 25p .) , trabalhe um lado: 4 p. para a barrinha transpassada e  o restante dos p. acompanhando o ponto  Espiga, por 16 carr. (7 cm.). Decote: rem. 4 p. e a cada 2 carr. 2 p. (3 x), remate o restante dos p. ( 16 p). Retome os 21 p. da outra parte que estava à espera, pegue mais 4 p. pelo lado avesso da barrinha da parte já pronta ( 25 p.) e trabalhe da mesma forma.
Costas:  monte 48 p. na ag. nº 4 e trabalhe 11 carr. em ponto de barra 1/1. Passe para a ag. nº 5 , trabalhe em ponto m. ( ponto meia no direito e tricot no avesso) até 2 cm. a mais que a parte da frente e rem.( 20 p. pescoço e 14 p. para cada ombro).
Mangas - retas:  monte 30 p. na ag. nº 4 e trabalhe o punho idem frente e costas. Passe para a ag. nº 5 e trabalhe aumentando, a cada 5 carr. 1 p. em cada lado até se completarem 44 p. Suba até 28 cm. do inicio e remate .
Gola: costure as partes frente e costas, levante os pontos para frente, costas e uns 4 p. nas laterais , trabalhe no ponto fantasia por 7 cm. e rem. 
Dica- eu remato acompanhando os pontos, porém com uma agulha de nº maior e com os pontos bem frouxos. Para não ficar repuxada.
---------------------------------------------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
p.  -  ponto ou pontos
carr.  - carreiras
t.  - tricot
m.  - meia
ag. -  agulha
ponto de barra 1/1 - 1ª carr. *1 t., 1 m*., repetir de *a* .Demais carr. acompanhe os p.
repetir de *a*  - prossiga repetindo o ponto a partir do 1º asterisco (*).
rem.  - rematar
cm.  - centímetros

OBRIGADA POR SUA VISITA!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Blusa em Tricot para Bebê - No ponto Borboleta - Receita

Olá!
Os bebês não precisam vestir somente casaquinhos. Com um modelo deste, podem até parecer gente grande!
Este teci para menina. A frente em ponto Borboleta, mangas com franzido, punhos e gola em ponto Arroz.
Os trechos do texto, destacados em vermelho, são dicas importantes para ajudá-la (lo) na execução deste trabalho.
Clique na imagem para ampliá-la
Tamanho: de 8 a 18 meses
Material: aproximadamente 160 g. da lã "Desejo" da marca Pingouin, agulhas de tricot nºs 4 e 5.
Pontos Fantasia:
Ponto Borboleta- Nº de pontos divisível por 6 + 1:
-Direito do trabalho: 1 t., *5 m., 1 t., 5 p.s.f.m., 1 t.*, repetir de *a*
-Avesso: todos os pontos em t.
Dica : pode-se trabalhar com nºs não divisíveis por 6, basta fazer a divisão e os que não completarem o motivo, distribua-os nas laterais e trabalhe-os em m.( como eu fiz, iniciando com 2 m., e terminando com 1 m.).
Explicação do ponto: trabalhe 1 t., 5 m.,1 t., com o fio para a frente, passe 5 pontos em m. para a agulha da direita, deixando o fio esticado na frente do trabalho. Quando se completarem 5 fios,trabalhe o avesso e na próxima carr. do direito prenda-os. Os demais pontos trabalhe normalmente.
Prendendo os 5 fios: dos 5 pontos , trabalhe 2 m., com uma agulha de crochet, retire o 3º ponto, passe-o de trás para a frente, devolva-o para a agulha e trabalhe-o normalmente em m., trabalhe os 2 m. restantes e prossiga normalmente os demais pontos, até chegar na próxima borboleta. Trabalhe o avesso normalmente e inverta a posição das borboletas, para que fiquem intercaladas.
Dica :  o auxilio da agulha de crochet para prender a borboleta é uma sugestão para os menos experientes .Procure não esticar demais os fios, para que não repuxem demais o trabalho, já que este ponto costuma estreitá-lo um pouco.
Ponto Arroz: 1ª carr. : *1 t., 1 m*., repetir de *a* até o final da carreira. As demais carr. trabalhe invertendo os pontos, onde é t., trabalhe em m., onde é m., trabalhe em t.
 Execução : 
 -Frente : monte 46 pontos na ag. nº 4 e trabalhe em ponto de barra 1/1 por 4 cm., passe para a ag. nº 5 e trabalhe no ponto Borboleta. A 20 cm. do inicio,trabalhe a cava :  remate 2 pontos em cada lado, pule 2 carr. e diminua 1 p. cada lado e inicie o decote.
Decote- para gola transpassada : divida o trabalho ao meio mais 2 pts. = 22 pts. Deixe os 18 pts. restantes à espera. Destes 22 pts. trabalhe 4 pts. em ponto Arroz e os demais em Borboleta. Ao completar 5 cm. inicie as diminuições para a gola: rem. os 4 pts. da barrinha e 1 ponto em todas as carr. ( 6 x). Remate o restante.
Retome os 18 pontos do outro lado, que estavam à espera e pegue mais 4 pts. da parte que você acabou de tecer e trabalhe da mesma forma que a anterior, porém invertendo a posição da barrinha.
Dica : a forma como eu trabalho o decote para esta gola , para depois não precisar levantar pontos para tecê-la, você poderá ver na 2ª parte do vídeo em: http://ivonecassaio.blogspot.com.br/2013/03/blusa-de-trico-infantil-pimpolhos.html
Atenção: neste link acima o vídeo podia ser visualizado gratuitamente, mas hoje ( 23/06/2015) fui verificar e para visualizá-lo tem que pagar. Mas fica o link para quem se interessar.
- Costas: monte 46 pts. na ag. nº 4 e trabalhe por 4 cm., passe para a ag. nº 5 e trabalhe em ponto meia. A 20 cm. do inicio,trabalhe cava idem parte da frente. Trabalhe até passar 2 cm. da parte da frente e arremate. Voce terá  12 pts. para cada ombro e 16 pts. para a gola.
Dica : os 2 cm. tecidos a mais do que a parte da frente, são fundamentais em todas as blusas, para evitar que ao vesti-las , o colarinho fique subindo ( na parte da frente). Observe a costura nos ombros das blusas e camisas que você tem e entenderá.
-Mangas com franzido: monte 28 pts. na ag. nº 4 e trabalhe em ponto Arroz por 12 carr.., passe para a g. nº 5 e trabalhe em ponto meia, aumentando 1 ponto de cada lado a cada 8 carr. ( 4 x ). Trabalhe mais 3 carr. e inicie a cava: rem. 2 pts. em cada lado e sobe diminuindo 1 p. cada lado carr. sim- carr. não, até restarem 12 pts. e remate-os.
Dica :  para o franzido, centralize os 12 pts. da manga na altura do ombro da blusa, costure a lateral da manga  e ao chegar nos 12 pts., costure-os já franzindo-os. Costure a outra lateral.
-Gola : levante os pontos das partes da frente e costas e trabalhe em ponto Arroz Simples por 7 cm.
Dica : Eu costumo rematar a gola, acompanhando os pontos, porém com uma ag. de nº bem maior, para que não fiquem repuxados.
Atenção: Se você assistiu o vídeo aula do link lá em cima, não precisará levantar todos os pontos para a gola, pois já os terá em espera.
------------------------------------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
p.  - ponto
pts.  - pontos
t.  - tricot
m. - meia
p.s.f.m.  - ponto sem fazer em meia
ponto de barra 1/1  - 1ª carr. em m. demais carr. acompanhando o ponto.
rem.  - rematar
carr.  - carreira
repetir de *a*  - repita o ponto a partir do 1º asterisco (*)
ag. -  agulha
cm.  - centímetro
g.  - gramas

OBRIGADA POR SUA VISITA!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Colete em Tricot com Pregas - Receita

Olá!
Eis a receita que eu desenvolvi, inspirada em uma  blusa da grife Vanessa Montoro.É mais fácil tecê-lo do que parece, veja a receita e as dicas, e confira!
Clique na imagem para ampliá-la
Tamanho: Médio
Material: aproximadamente 270 gramas de lã Molet da marca Círculo, agulhas para tricot nº 5 e agulha auxiliar ou outro ( para as cordas torcidas).
Pontos Fantasia:
-Corda Torcida ( ou Trança):  utilizando 6 pts. e torcendo-a a cada 7 carr. 
- Ponto Ajour ( entre as cordas torcidas) - utilizando 5 pts., trabalhe alternando-os : 
1º Ajour = 1 t. , 1 laç., 3 p.j.t., 1 laç., 1 t. . Avesso em t.
2º Ajour = 1 laç., 2 p.j.t., 1 t., 2 p.j.t., 1 laç. . Avesso em t
 Execução- Costas:
Inicie pela saia de pregas: monte 146 pts. e trabalhe por 35 carr. assim:
1ª carr. e todas as ímpares ( avesso do trabalho) = 5 t., *8 m., 8 t.* , repetir de *a* e terminar com 5 t.
2ª carr. e todas as pares ( direito do trabalho) = trabalhe seguindo os pts. (m. sobre m., t. sobre t.).
Diminua 1 ponto de cada lado ( somente nas pregas, que no direito do trabalho são em t.) a cada 8 carr., até restarem somente as pregas , que no direito do trabalho são em m. = 74 pts.
Atenção: os 5 pts. iniciais e finais da saia, equivalem à metade de uma prega que, após serem costuradas às partes da frente, formarão uma prega inteira em cada lado.
Aumente 1 p. e trabalhe pelo esquema de pontos abaixo ( iniciando as cordas, pela torção):
-28 - 1 - 6 - 5 - 6 - 1 - 28:  28 m., 1 t., Corda torcida , Ajour, Corda torcida, 1 t., 28 m.
- avesso:  o ponto em t. antes da 1ª corda e o ponto em t. depois da 2ª corda, trabalhe em m.; os demais trabalhe em t.. Trabalhe por 44 carr. e inicie a cava.
Cava ( 22 cm. altura): diminua 1 p. em cada lado, carr. sim - carr. não (4 x) e 1 p. cada lado a cada 2 carr. ( 8 x). Suba mais 14 carr. e remate.
Frente Esquerda: 
Monte 71 pts. e trabalhe a saia  : 2 t. ( barrinha ), *8 t., 8 m.*, repetir de *a* e terminar com 5 t. .
Avesso =  2 t. da barrinha, em cordões de t., os demais idem às costas. 
Na 36ª carr. você terá 39 pts. na agulha, trabalhe 44 carr. pelo esquema abaixo:
4- 13- 1- 6 - 1 - 14 : 4 t. ( barrinha para botões, em cordões de t.), 13 m., 1 t., Corda torcida,1 t., 14 m. .
Avesso idem costas, exceto a barrinha.
Cava - idem costas, porém diminuindo 1 ponto em 1 lado.
Decote- 7 carr. após o inicio da cava, inicie diminundo 1 p. a cada 2 carr.( 11 x)
Frente Direita (com casinhas para botões): idem à esquerda, porém invertendo o esquema  e tecendo a casinha para botões a cada 24 carr.
Atenção: o acabamento do decote eu trabalhei simultaneamente à medida em que ia decotando, ou seja, a cada diminuição de pontos eu avançava 1 ponto da barrinha.
Punho de acabamento das cavas:  monte 84 pts. e trabalhe 4 carr. 
- Ponto de barra 1/1 . Avesso em t.
Dicas Importantes:
- Para cinturar o colete, após os quadris, por aproximadamente 8 cm., diminua 1 ponto de cada lado a cada 1 ou 2 carr. ( 2 x ou mais) e aumente-os da mesma forma.
- Não esqueça de inverter a torção das cordas, nas partes das costas e frentes, para que não fiquem todas torcidas para o mesmo lado. Vídeo-aula da corda torcida aqui:http://www.superziper.com/2010/09/especial-trico-sim-trancas.html
- Corda torcida, normalmente estreitam o trabalho,então se desejar, aumente uns 3 pts., e redistribua os pts., alterando o esquema original.
- Poderá tecer os punhos de acabamento das cavas, da mesma forma que eu teci o decote.
- Para blusa, ao invés de punho na cava, teça manga e costure.
- Para que a frente fique parecida com a do modelo original, teça-as mais estreita e teça a barrinha de acabamento e costure
------------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
p.   -  ponto
pts. - pontos
carr.  - carreira
t.  - tricot
m.  - meia
p.j.t.  - ponto junto em tricot
laç.  - laçada
cordões de t.  - tricot no avesso e no direito do trabalho
ponto de barra 1/1  -1ª carr. :* 1 m., 1 t*. , demais carr. ponto sobre ponto
cm.  - medidas em centímetro
repetir de *a*  - repetir a partir do 1º asterisco (*)
---------------------------------
Obrigada por sua visita!