quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tapete em Crochet "Flores nos 4 cantos"- Receita

Olá!
Você pode tecer este modelo com qualquer tamanho de square, com o motivo que desejar. Para isto veja abaixo as dicas e a receita deste que teci com a medida de 46 x 67 cm.
Clique nas imagens para ampliá-las
Dicas:
- este modelo você inicia pela parte central ( a carr. que ficará na metade do tapete), portanto teça-a já tendo em mente a largura total que voce deseja no tapete.
- 1º faça  1 quadrado com o motivo que desejar e encaixe-o nesta carr. central e saberá de quantos cm.( nº de pontos) precisará deixar para prendê-los (na largura). Trabalhe algumas carr. e meça-o na altura para saber quantas carr. precisará para prendê-lo (altura).
- ou teça o quadrado, meça altura e largura, some e subtraia da altura e largura que deseja no tapete, antes de iniciá-lo.
OBS: o espaço central do tapete (nº de carr. centrais na altura) que separam os squares dependerá do tamanho de square que você tecer , portanto pode haver maior ou menor espaço central que os separam. Ex: para este tapete de 46 cm de altura, trabalhei 11 carr. antes de iniciar a 1ª diminuição de pontos para o encaixe do square. Veja como é fácil tecê-lo pelo passo a passo que postei AQUI.
RECEITA:
Material: 
Utilizei o fio duna ( para flores e folhas),aproximadamente 350 m. barbante cru( tapete), barbante nº 06 cor lilaz (contorno do tapete) e agulha para crochet nº 3,0mm. 
Execução:
Square ( flor e folha)= faça um laço mágico ( ou se preferir= 6 corr. e feche) e dentro trabalhe:* 4 p.a.a., 3 corr* (4x) repetindo de *a*. Com fio verde trabalhe:* 3 p.a., 3 corr., 3 p.a., 2 corr*(4 x) repetindo de *a*.
cor cru= trabalhe *3 p.a., 3 corr., 3 p.a., 1 corr*. (4 x) repetindo de *a*
Tapete: inicie com 115 pts., trabalhe 11 carr. e corte o fio. Deixe 14 pts., amarre o fio novamente e trabalhe 87 pts.(deixando 14 pts do outro lado também) por 7 carr. Corte o fio  novamente e 14 pts. adiante amarre-o e repita o procedimento anterior.
Trabalhando a última carr. do square com barbante cor cru, prenda-os ao tapete.Contorne com 1 carr em p.b. com o fio lilaz e trabalhe o bico (opcional).
Legenda das abreviaturas:
p.a.a. - ponto alto alongado
p.a. - ponto alto
p.b.- ponto baixo
corr. - correntinhas
carr. - carreira
pts. - pontos

*a* - repita o ponto a partir do 1º *(asterisco) 

Obrigada por sua visita!

9 comentários:

  1. Olá Márcia
    Ficou lindo o tapete e adoro tudo o que leva quadradinhos e flores.
    Levo a sua explicação, muito bem feita,e servirá de inspiração.Vamos ver o que vai saír.Agradecida pela sua dedicação a ensinar.
    abraço
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nélia!
      Tenho certeza que feito por voce vai sair uma linda peça, pois já conheço teus trabalhos, quais sou admiradora.
      Obrigada pelo carinho!
      Abraço,
      Márcia

      Excluir
  2. Menina seus tapetes ssão lindos
    Parabéns, muito bom gosto
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. quantas postagens lindas amiga obrigado de coraçao !

    ResponderExcluir
  4. amei esse tapete so que nao entendi como se faz voce nao tem o grafico dele?

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!