terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicas para Tecer Tapete Labirinto em Crochet

Olá!
Quem ainda não teceu qualquer modelo em pontos sobrepostos ou em relevo, mais conhecido como Labirinto, precisa de algumas dicas importantes.
Veja abaixo quais são e as sugestões.
Clique nas imagens para ampliá-las
 Este tapete teci carreira sim, carreira não. Denominei "Tapete Flor de Maio".

 
1º- Em peças retangulares, quando trabalhamos contornando a peça, às vezes quando chegamos nos cantos, eles não são trabalhados e assim não fica tão bonito. O melhor é trabalhar os 4 cantos. Então a Dica:
- Teça a tela sempre com nº de carreiras ímpares  e o nº de pontos pares. Porque ao contar os furos da tela ( espaços formados pelas correntinhas que separam os pontos ), deverá ter nº ímpar de furos na largura e no comprimento. Desta maneira automaticamente os cantos serão trabalhados, pois iniciará no canto da peça.
2º - Este tipo de trabalho alarga e encomprida a peça, normalmente aumenta mais no comprimento do que na largura, quando você tece a tela na vertical, e acontece o inverso quando você tece a tela na horizontal. Então as Dicas:
- Teça a tela de ponto filé 2/2 com uns 10 a 12 cm. menor do tamanho desejado para o comprimento. Ex.: este tapete da imagem teci com 70 cm. ( 55 carr.  vertical ) para no final obter 80 cm. Obtive 82 cm.
- Trabalhe 4 pontos nos pontos altos da tela e 3 pontos nas correntinhas, isto fará com que não alargue tanto na largura da peça ( tela tecida na vertical). Inverta caso a tela tenha sido tecida na horizontal.
3º - Trabalhando todas as carreiras, a peça ficará muito mais pesada e poderá ficar um pouco deformada. Então a Dica:
- Trabalhe carreira sim, carreira não, foi como teci este da imagem e gostei muito do resultado.
4º - Pode acontecer de quando você chegar no motivo ( flor ou outros), não poder dar continuidade na linha da tela, devido ao ponto já estar preenchido. Então as Dicas:
- Faça 2 ou 3 correntinhas ( pulando o espaço já preenchido) e prossiga normalmente ( foi o caso ,neste da imagem) .
- Para voltar alguns pontos, basta caminhar sobre os pontos, em ponto baixíssimo.
5º - Normalmente não é necessário fazer acabamento neste tipo de trabalho ( bico ou outro), porém dá a impressão que, ao redor os espaços não preenchidos ficam frágeis ou não tão bonito. Então a Dica:
- Contorne a peça com 3 pontos baixos nos espaços vazios e 2 ou 3 correntinhas para pular os espaços preenchidos ( como neste da imagem). Nos cantos faça 3 correntinhas, prenda-a entre os pontos dos espaços preenchidos, faça mais 3 correntinhas e prossiga.
Poderá ver gráfico da flor AQUI.

OBRIGADA POR SUA VISITA!

5 comentários:

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!