Olá!
Quem ainda não teceu qualquer modelo em pontos sobrepostos ou em relevo, mais conhecido como Labirinto, precisa de algumas dicas importantes.
Veja abaixo quais são e as sugestões.
Clique nas imagens para ampliá-las
Este tapete teci carreira sim, carreira não. Denominei "Tapete Flor de Maio".
1º- Em peças retangulares, quando trabalhamos contornando a peça, às vezes quando chegamos nos cantos, eles não são trabalhados e assim não fica tão bonito. O melhor é trabalhar os 4 cantos. Então a Dica:
- Teça a tela sempre com nº de carreiras ímpares e o nº de pontos pares. Porque ao contar os furos da tela ( espaços formados pelas correntinhas que separam os pontos ), deverá ter nº ímpar de furos na largura e no comprimento. Desta maneira automaticamente os cantos serão trabalhados, pois iniciará no canto da peça.
2º - Este tipo de trabalho alarga e encomprida a peça, normalmente aumenta mais no comprimento do que na largura, quando você tece a tela na vertical, e acontece o inverso quando você tece a tela na horizontal. Então as Dicas:
- Teça a tela de ponto filé 2/2 com uns 10 a 12 cm. menor do tamanho desejado para o comprimento. Ex.: este tapete da imagem teci com 70 cm. ( 55 carr. vertical ) para no final obter 80 cm. Obtive 82 cm.
- Trabalhe 4 pontos nos pontos altos da tela e 3 pontos nas correntinhas, isto fará com que não alargue tanto na largura da peça ( tela tecida na vertical). Inverta caso a tela tenha sido tecida na horizontal.
3º - Trabalhando todas as carreiras, a peça ficará muito mais pesada e poderá ficar um pouco deformada. Então a Dica:
- Trabalhe carreira sim, carreira não, foi como teci este da imagem e gostei muito do resultado.
4º - Pode acontecer de quando você chegar no motivo ( flor ou outros), não poder dar continuidade na linha da tela, devido ao ponto já estar preenchido. Então as Dicas:
- Faça 2 ou 3 correntinhas ( pulando o espaço já preenchido) e prossiga normalmente ( foi o caso ,neste da imagem) .
- Para voltar alguns pontos, basta caminhar sobre os pontos, em ponto baixíssimo.
5º - Normalmente não é necessário fazer acabamento neste tipo de trabalho ( bico ou outro), porém dá a impressão que, ao redor os espaços não preenchidos ficam frágeis ou não tão bonito. Então a Dica:
- Contorne a peça com 3 pontos baixos nos espaços vazios e 2 ou 3 correntinhas para pular os espaços preenchidos ( como neste da imagem). Nos cantos faça 3 correntinhas, prenda-a entre os pontos dos espaços preenchidos, faça mais 3 correntinhas e prossiga.
Poderá ver gráfico da flor AQUI.
OBRIGADA POR SUA VISITA!
Wonderful,very nice maze!!!
ResponderExcluirGreetings...
Bardzo fajny dywanik przydałby mi się taki:))) pozdrawiam Basia
ResponderExcluirMuito Obrigada!
ExcluirAbraços
Ficou lindo !!!!
ResponderExcluirBeijocas
Anna