sábado, 19 de novembro de 2016

Vestido para Bebê em Tricot - Receita

Olá!
Desenvolvi este modelo para o verão; tecido em linha e com botões nas alças, para ser ajustado se necessário. Minha mãe chamava este modelo de "Vestido de corpo comprido" por a saia iniciar abaixo da cintura.
É fácil e prático tecê-lo, pois já sai com acabamento nas cavas e decote !.
     Clique nas imagens para ampliá-las


Antes da receita é importante que você observe as dicas abaixo, pois elas irão facilitar seu trabalho, principalmente os iniciantes no tricot.
Dicas:
 1  = A troca de cores deverá ser executada no avesso  do trabalho e a carreira deverá ser trabalhada em ponto t. (tricot); para não aparecer no direito. Caso você queira trabalhar nº maior de carreiras nas pregas em cordões de tricot, trabalhe de forma a trocar as cores, no lado avesso.
 2  = Para o efeito de pregas da saia, ao levantar os pontos, faça reduções: 
- A = Nas carreiras em cordões de tricot, levante somente 1 ponto de cada cordão; ou seja, são 12 carreiras para obter 6 cordões; então terá somente 6 pontos em cada faixa. ( veja imagem abaixo)
- B = Nas carreiras em ponto m. ( meia,  ou ponto de malha), levante os 6 pontos ( para não deixar furinhos) ou; se os pontos estiverem bem apertados, levante 4 ou 5 pontos. Pois você só precisará de 4 pontos, que também serão reduzidos para 2 pontos; ao trabalhar a 1ª carreira da blusa.
3 =  Para obter uma cava já com o acabamento em barrinha de cordões em tricot: 
- A = Acrescente no nº de pontos da barrinha o nº de pontos que você rematará de uma só vez ao iniciá-la. Ex. Eu trabalhei a barrinha com 4 pontos, portanto trabalhei as 6 carreiras de cordões com 7 pontos; assim rematei 3 pontos em cada lado. logo no inicio da cava. Veja imagem abaixo.
- B = O restante das diminuições da cava você trabalhará após e antes de cada barrinha ( trabalhando juntos o último ponto da barrinha com o primeiro ponto em m., no inicio da carreira; e o último ponto em m. com o primeiro ponto da barrinha no final da carreira; isto somente no direito do trabalho).
4  = Para trabalhar as alças não é preciso separar os pontos em alfinetes; poderá trabalhá-las simultaneamente, desta forma: 
- A = Trabalhe os pontos da primeira alça, remate os pontos do decote e trabalhe os pontos da outra alça; então basta amarrar outro fio na alça que ficou sem o fio e trabalhá-las simultaneamente. Veja imagem abaixo.
---------------------------------------------------
Tamanho : de 06 a 09 meses ( ou mais)
Material :  mais ou menos 1/2 novelo da linha "Chame" da marca "Círculo" na cor verde, pouquíssimo na cor crú, agulhas para tricot nº 3,5 e 4 botões.
Pontos empregados: 
- Cordões em t. ( tricot no direito e avesso).
- ponto m. ou ponto de malha ( ponto m. no direito e t. no avesso).
EXECUÇÃO - Inicie pela Saia em trabalho vertical:
- Com a cor verde, monte 26 p. ( 13 cm.) e trabalhe 5 carr. em cordões de t.; mude para a cor branco e trabalhe 6 carr. em m.. Trabalhe mais 6 blocos com 12 carreiras em cordões de t. e 6 carr. em m.; termine com 5 carr. em cordões de t. e rem. todos os p.
- Blusa - Frente =  Levante os p. conforme a dica nº 2 acima e trabalhe a 1ª carr. da blusa diminuindo somente os pontos na cor branco. Ex. trabalhe juntos o último p. da cor verde com o 1º p. da cor branco e o último p. da cor branco com o 1º da cor verde. Isto até o final. Total de p. restantes = 56 p.( 25 cm.). Trabalhe em m. por 25 carr. ( 9 cm.). Conforme dica nº 3, trabalhe mais 6 carr. ( 2 cm.)  de cordões somente em 7 p. de cada lateral e o restante em m.. Inicie a cava, rematando 3 p. cada lado e, pulando 1 carr., 1 p. cada lado ( 4 vezes). Trabalhe mais 6 carr. sendo, barrinhas laterais de 4 p. em cordões e o retante em m. Trabalhe  mais 6 carreiras sendo, 4 p. em cordões ( barrinha lateral) , 3 p. em m., 28 p. em cordões; 3 p. em m. , 4 p. em cordões ( barrinha lateral). 
- Decote e Alças = Conforme dica nº 4, trabalhe 11 p. ( 4 p. em cordões, 3 p. em m., 4 p. em cordões) de uma alça, rem. 20 p.( decote ) e trabalhe 11 p. para outra alça idem a 1ª . Suba trabalhando as alças por 5 cm.
Obs.: não esqueça de fazer as casinhas de botões à 3 carr. do final
A parte de trás do vestido, trabalhe idem a da frente, porém com 3 cm. a mais nas alças; para que fiquem sob as alças da frente. Isto para que se possa mudar os botões, caso precise de ajuste. 
-----------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
p.    - ponto(s)
t.     - tricot
m.   - ponto meia ou ponto de malha
carr.     - carreira(s)
rem.      - rematar
cm.       - unidade de medida em comprimentos.




OBRIGADA POR SUA VISITA!


6 comentários:

  1. Olá Márcia!
    Que gracinha, que ficou este vestidinho!
    Lindo amiga,adoro roupinhas de bebê.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ta falbaneczka ciekawie wygląda mogłaby być czerwona z zielonym:) pozdrawiam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também seria uma boa opção!
      Abraço e ótima semana!

      Excluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!