quinta-feira, 12 de abril de 2012

Receita do casaquinho Azul em tricot para bebê

Olá, você deve ter visto este casaquinho na postagem anterior,onde eu explico como trabalhar a pala do casaquinho por minha "tabela esquema". Hoje estou postando a receita dele.
Clique na imagem para ampliá-la
Tamanho: 0 a 2 meses.
Material: 100g de lã Bebê Confort, agulhas para tricot nº 3 e nº 3 1/2.
Ponto Fantasia da pala:
- 7 t., 1 p.m.d.
- avesso em t.
Atenção: no início da pala ao contar os pontos para executar este ponto fantasia,deixe os pontos que não completam o motivo ( 7 t., 1 p.m.d.)próximos às cavas. Assim à medida em que a pala cresce, você poderá completá-lo.
Ponto Fantasia das mangas e corpo: requer nº de pontos terminados em 1, Ex; 21, 31, 41, 51, ...
1ª carr. : * 1 m.,laç.,3 t., 3 pjt., 3 t., laç*., repete de *a*. A carr. deve terminar em laç., 1 m.
2ª carr. e todas as pares: em t.
3ª carr: m.
5ª carr.: voltar à 1ª carr.
Execução: Inicie pela gola:
- na ag. nº 3, monte 92 pts. e trabalhe 9 carr. em ponto de barra 1/1. 

-Com a ag. nº 3 1/2 trabalhe pela tabela esquema ( 5-13-1-13-1-26-1-13-1-13-5= 92 pts.)assim:
- 5 t. ( barrinha),13 pf.( frente), laç., 1 m., laç.( cava),13 pf. (manga), laç., 1 m., laç. (cava), 26 pf.( costas), laç., 1 m., laç.(cava),13 pf. (manga), laç., 1 m., laç.( cava), 13 pf.(frente), 5t (barrinha). Trabalhe pela tabela esquema  postada AQUI , até obter esta distribuição de pontos na agulha:
5-26-1-39-1-52-1-39-1-26-5 = 196 pts. = + ou - 7 cm.
Não se esqueça de fazer a casinha para botão ao trabalhar os 5 t., iniciais ou finais.
Mangas:
- Com alfinete auxiliar (opcional) separe os pts. e trabalhe os 39 pts de uma manga, aumentando 2 pts. logo na 1ª carr.(para obter nº terminado em 1...= 41 pts.). Trabalhe 40 carr.( 10 motivos completos, + ou - 11 cm.) e com a ag. nº 3 trabalhe 8 carr. em ponto de barra 1/1 (punho). Repita na outra manga.
Corpo:
- Retome todos os pontos e trabalhe aumentando 5 pts na 1ª carr.( para obter nº terminado em 1), ao chegar na manga, trabalhe 2 pj. para fechá-la. No final desta 1ª carr. você terá na ag.121 pts. Trabalhe no  ponto fantasia por 44 carr. ( 11 motivos completos), trabalhe mais 6 carr. em cordões de tricot e arremate.
-------------------------------
Legenda das abreviaturas:
m. - meia
t.  - tricot
pj. - ponto junto
pjt. - pontos juntos em tricot
laç. - laçada
carr. - carreira
pts. - pontos
pf. - ponto fantasia
p.m.d. - ponto meia duplo 
ag. - agulha
ponto de barra 1/1 - 1 m., 1 t., demais carreiras acompanhe os pontos.
cordões de tricot - direito e avesso em tricot
repetir de *a* - prossiga de onde está o 1º asterisco(*).

Espero ter ajudado, se você tiver alguma dúvida deixe em comentário ou contate-me por email.
Obrigada por sua visita!

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Crissi,tua opinião é importante para mim, pois teus trabalhos são lindos!
      Abraços

      Excluir
  2. Querida amiga, vim agradecer sua visita,e já estou tricotando o casaquinho , vão nascer gemêos, imagine, dois principes, e á mamãe , não tem nada, estou fazendo com á lã kiko mesclada de azul com branco, está ficando lindinho, tenho só 6 novelos de 40 gramas , vou torcer para dar o modelinho de capuz.Interessante como tem nascido gemêos, por aqui, eu só faço para doar, tem 16 anos este meu trabalho voluntário,tenho 3 filhos , e o último foi uma gravidez, de alto risco , quando o Pedro Henrique nasceu , cause que morre mãe e filho, assim fiz uma promessa, em agradecimento á DEUS por ter me dado á graça de estarmos vivos e com muita saúde.BEIJOS EM SEU CORAÇÃO .
    MÁRCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigada novamente.
      Achoi que 240g não darão para 2 casaquinhos com capuz. Sugiro
      voce fazer a pala em outra cor (explo branco) e o restante nesta que está utilizando. Fica bonito e vc. aproveita sobras de outras lãs.
      Bjos.

      Excluir
    2. oi Márcia. eu sou assim uma pricipiante no trico e queria que me explicasse o esquema quando aparece 13 pontos fantasia quais são os 13 pontos???? porque fazendo como o esquema 1 m.,laç.,3 t., 3 pjt., 3 t., laç* dá 10 pontos e não 13 não é? não entendi muito bem desculpe la....

      Excluir
    3. Olá e Bem vinda, Mafalda!
      Se você clicar no link ( palavra AQUI)será redirecionada para a postagem onde eu explico a tabela-esquema para palas de casaquinhos. Estes 13 pontos fantasia, são a montagem de pontos (de acordo com a tabela) para a pala. Clique na imagem do casaquinho, para ampliá-la e entenderá. Ela é trabalhada em faixas de tricot, separadas por um ponto meia duplo. A laçada, meia , laç., são os aumentos das cavas.
      Qualquer outra dúvida, é só falar.
      Abraços

      Excluir
  3. Acho este casaco,além de ser mt.fácil,lindo.Obrig.p.partilhares.
    1bjo
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Adriana, que bom voce aqui.Realmente este modelo é fácil e gostoso para tricotar.
      Se bem que gosto de tricotar tdo. que posso.
      A finalidade principal deste blog é partilhar e o retôrno com o carinho dos(as) visitantes é muito bom!!!
      Bjos

      Excluir
  4. Olá,Márcia! Foi muito bom encontrar seu blog. Seus trabalhos são lindos! Adoro tricotar mas as receitas de revistas muitas vezes não são bem explicadas e não consigo acompanhar. Nunca encontrei um esquema para palas com cavas tão bem explicado como o seu. Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari!
      Sou eu quem agradece, pois meu intento é este mesmo!
      Bjos.

      Excluir
  5. Olá márcia!!!
    Adorei sua receita e seu esquema muito bem explicado. Parabéns e obrigada pela dedicação. Pretendo tricotar esse casaquinho, mas eu só não sei como se faz o ponto meia duplo, vc poderia me dar uma explicação ou então algum lugar na net que explica?
    Grata
    Margareth
    magasuleiman@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a receita,muito bem explicada,adorei,vou voltar outro dia!obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Bem vinda e obrigada, Isabel!
    Volte quando quiser!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amiga, peguei uma receita de casaquinho num site, onde a pala são folhas, segui o PAPnchei muitas vezes e desisti do mesmo, achei seu endereço e agora entendi a pala como é feita, qdo não se tem muita prática a gente passa muito aperto, já fiz vários sem pala, com pala redonda simples e deu certo mas esse das folhas não deu fiz todos os aumentos iguais aos da sua receita , não entendi o que aconteceu, para dizer a verdade eu sabia fazer pto meia e trico, qdo eu soube que seria avó, comprei revista e fiz muitas coisas para o enxoval de minha neta que hoje tem 18 anos, e continuei fazendo , pontos bonitos mas casaquinhos simples, depois que comprei um computador ficou mais fácil, não faço para vendas, mas agora que fiquei viuva terei que me virar para ajudar na renda, eu bordo muitos pontos lindos , tudo a mão, faço croche e pintura em tecido, e peças de fuxico.por isso a pressa ou anciedade em fazeras coisas, o que dá para eu fazer durante o dia como costura e pintura eu faço, trico e croche e alguns bordados faço a noite até o sono chegar, pois faz poucos dias foi dia 17 desse mes, cuidei dele dentro de um hospital desde janeiro, sem sair do lado dele, mas Deus nos dá o conforto, e me deu a inteligencia e gostar muito de trabalhar desde 8 anos de idade, agradeço por tudo que vc faz para ajudar pessoas iguais a mim, desejo a vc um FELIZ ANO NOVO, que Deus abençoe o ano de 2018 para todos nós, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Ridolphi!
      Lamento a sua perda,e consolo só provém de Deus!
      Se a pala de folhas que você deseja tecer for a mesma que penso, ela não utiliza minha tabela de aumentos.Os aumentos são feitos enquanto você trabalha cada folha; por isto o nº de pontos aumenta e a pala vai ficando arredondada; daí é que depois de a pala terminada, você separa os pontos para as mangas.É semelhante à palas redondas.Caso você ainda não tenha encontrado ajuda para tecer a pala de folhas; contate-me por e-mail e até poderemos conversar para tentar resolver pelo whatzap.
      Eu costumo pedir a foto do trabalhado, antes de ser desmanchado, pois fica mais fácil detectar o problema.
      Sou eu quem agradece o gentil comentário e também desejo que Deus queira nos abençoar neste 2018.
      Bjos.

      Excluir
  9. bomdia amiga, eu desmanchei a pala, e estou tecendo um casaquinho mais simples, usei aquela pala simples depois de pronto eu posto para vc ver, aí vou fazer a de folha de novo, acho linda fico muito grata sei que vc é muito ocupada, uma semana abençoada bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!