quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como Evitar Pregas ou Rugas no Trabalho em Crochet


Olá!
 É comum formarem-se pregas ( rugas, papadas, franzido, etc.) enquanto estamos tecendo uma peça, principalmente quando estamos iniciando no crochet. Em trabalhos ovais e redondos é ainda mais comum.
Abaixo de cada imagem, poderá ver descrições com algumas dicas de como evitar estas deformações.
Clique nas imagens para ampliá-las e confira!
Imagem 1: observe que o início do trabalho está mais estreito que o final dele. Isto porque as correntinhas iniciais do trabalho estão justas ( apertadas).
Imagem 1 a- Dica: faça as correntinhas iniciais do trabalho com agulha de um nº maior ou faça-as frouxas, principalmente se a 1ª carreira a ser trabalhada for em ponto sobre ponto, sem pular ponto de base com  correntinhas separando-os. Ex.: carreira só de pontos altos.
Imagem 2: observe que as carreiras em ponto alto após as carreiras em ponto filé 1/1, alargaram o trabalho. Isto porque:
- carreiras inteiras em ponto sobre ponto, sem pular ponto de base com correntinhas separando-os ( como a carreira em pontos altos), alargam o trabalho.
- carreiras onde você pula pontos de base, separando-os com correntinhas ( como a carreira de ponto filé 1/1, etc.), estreitam o trabalho.
Imagem 2 a - Dica: ao tecer a 1ª carreira de pontos que poderão alargar o trabalho, após a carreira de ponto filé ( ou outro que estreite o trabalho.), faça diminuições bem distribuidas. (ver foto)
Imagem 3: observe as pregas que se formaram neste trabalho em forma oval. Isto porque aumentei pontos demais nesta última carreira e os aumentos não foram bem distribuídos . Normalmente no trabalho em forma oval, os aumentos de pontos são executados somente nas duas pontas e quanto maior estiver o trabalho, menor será o nº de pontos aumentados.
Imagem 3a e 3b- Dica: coloque o trabalho em uma superfície plana, saliente as pregas que se formaram e coloque um alfinete. Conte o nº de pontos de cada prega em cada ponta do trabalho, assim  terá aproximadamente o nº  total de pontos que deixará de aumentar em cada ponta, ao refazer a carreira.
Ex.: contei , cada prega tinha 7 pontos a mais, desmanchei esta carreira e refiz com 7 pontos a menos nos aumentos em cada ponta do trabalho.
Imagem 4 : observe que as duas ultimas carreiras  deste quadrado em ponto Granny ( padrão), deformaram o trabalho. Tenho 2 dicas, quais utilizo bastante.
Imagem 4 a - Dica 1ª :em todas as carreiras de pontos altos ( ou outros que alargam o trabalho), trabalhe normalmente os leques dos 4 cantos e pule o 1º ponto de base após cada leque.( na imagem, destacado em vermelho o ponto a ser pulado).
Imagem 4 b - Dica 2ª : somente ao tecer a 1ª carreira em ponto alto ( ou outro que alarga o trabalho) diminua pontos dos leques nos 4 cantos (na imagem destacados em vermelho).
---------------------------------------------------------------------------------
Outras Dicas úteis:
- É importante utilizar nº de agulha adequado ao nº do fio. Observe indicações na embalagem do fio.
- Em trabalhos de forma oval, redondo e quadrado, ao terminar de tecer a parte reta, comece a girar o trabalho enquanto tece.
-Observe se você iniciou o trabalho com pontos apertados e depois afrouxou-os sem perceber. Isto também causa deformações.
- após cada ajuste que você faz  ( mesmo os que você siga alguma receita), anote-os para não esquecer, caso queira tecer mais peças do mesmo modelo.
-----------------------------------------------------------------------------
Obrigada por sua visita!

47 comentários:


  1. Olá querida! Vim conhecer seu cantinho e amei, lindos seus trabalhos. Te seguindo.Ficarei grata se me seguir e participar do meu sorteio. Aguardo sua visita. Bjo...
    Ateliana Artesanatos
    Link: http://eliana-elianaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,quanto tempo...Eu adorei suas dicas.Que bacana, todas me serviram!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia, adorei as dicas, estou começando no crochê e cometo todos esses erros e o mais comum é fazer os pontos muito apertados daí tenho que desmanchar tudo.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá márcia!
      Até hoje, enquanto teço uma peça inteira em pontos altos, observo constantemente meus pontos e os ajustes destas dicas.
      Obrigada pelo carinho!
      bjos

      Excluir
  4. muito bom adorei suas dicas...bjs lu cechinel

    ResponderExcluir
  5. mto boa as dicas! sempre erro nos meus trabalhos e não sei como arrumar e desisto! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Quando precisar de alguma dica, deixe em comentário ou por e-mail. No que eu puder, ajudarei e no que não puder, procurarei encaminhá-la a outros.
      Abraços

      Excluir
    2. Fiz meu segundo tapete, e não ficou legal nas pontas como faço pra recuperar ele normal

      Excluir
    3. Olá Jô!
      Primeiramente preciso saber qual o defeito que se apresentou, se ficou enrugado ou repuxado. Você pode enviar-me foto para que possa ajudá-la.

      Excluir
  6. Suas dicas me ajudaram muito. Posso publica—las no meu blog? Www.tresagulhas.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Cristina!
      Já respondi lá no teu blog.
      Obrigada pelo carinho!
      abraços

      Excluir
  7. Marcia boa tarde 15:01hs
    que belos trabalhos e a explicação deste (defeito ) muito bom parabéns.
    Sou de Campinas meu blog crochetear-aloisio

    ResponderExcluir
  8. Estou aqui super desanimada pq sempre fiz tapetes quadrados e retangular e ficam lindos e fui fazer um tapete redondo pra sala e ele está ficando fofo... Não sei o que fazer. Será que pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliu, Não desanime!
      Como na imagem 3a, ajuste o tapete e prenda com alfinete os pontos excedentes que formam as pregas; conte-os. Desmanche as carreiras até onde estava bom e deduza da quantidade de aumentos, os pontos que você contou nas pregas.Faça nº menor de aumentos em cada carreira.
      Para que eu possa melhor ajudá-la preciso saber que ponto você está trabalhando e etc. Caso queira envie-me foto por e-mail.: mamisarte@gmail.com
      Abraços

      Excluir
  9. Adorei as dicas, ajudou a achar onde acertar, de maneira mais clara. Sou iniciante em trabalhos maiores justamente por errar, ficava chateada e parava. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Mary!
      Muito obrigada, se precisar mais alguma dica é só falar!
      Abraços!

      Excluir
  10. Olá, sou iniciante no Crochê e estou fazendo um tapete em espiral para mim, utilizando uma única linda, o barbante da marca barroco, agulha número 4.0. Até a sétima carreira meu trabalho está retinho sem dobras ou sobras, porém agora está começando a fica com forma de gorro, as pontas estão subindo. Já desmanchei, diminui os aumentos, acrescentei pontos para aumentar mais e não adiantou nenhuma dessas saídas. Não seu o que fazer. Vc pode me ajudar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talyta!
      Eu já tive muitos problemas quando executava trabalhos, seguindo gráfico de revista;a peça apresentava vários problemas, até mesmo o tamanho ficava diferente do da revista. Eu tinha que fazer várias modificações. Não sei se você está seguindo algum gráfico. Mas eis as dicas.
      No seu caso, se as pontas estão envergando, significa que está faltando aumento de pontos.Então vamos às sugestões:
      -Com o barbante barroco eu costumo utilizar a g. nº 3,5.
      - Volte à 7ª carr. e trabalhe a 8ª carr. fazendo 1 aumento a mais em cada parte ( experimente aumentar 1 ou 2 correntinhas nas correntinhas que separam cada parte do trabalho e nas partes trabalhe normalmente como no gráfico co ou outro ).
      - Após esta 8ª carr., ajeite o trabalho num lugar plano e observe como está. Se estiver perfeito, trabalhe a próxima carr. idem; mas para que os espaços de correntinhas não fiquem muito grandes, trabalhe 1 aumento na 1ª correntinha daquelas que você aumentou na carr. anterior e faça 1 corr. a mais ( isto em todas as partes).
      - Você poderá também aplicar a sugestão acima,carreira sim e carreira não.
      É difícil precisar as sugestões sem que eu veja o gráfico ou modelo qual você está utilizando.
      Espero que agora você consiga, e se não, repito o que sempre falo às colegas artesãs " Não desista" ! Dê um tempinho pra cabeça e volte à luta!
      Abraços e Bons Crochets.!

      Excluir
  11. Olá, professora damamisarte, sou gilda mazer , moro em recife, pe. Estou seguindo receita de claudia maria, postada no youtube, em 25 de set 2015. Fiz uma amostra para exercitar o ponto , sem probelemas. O problema é que não estou conseguindo crochetar o ponto num circulo fechado, de 98cm, pois a saia é tecida sem costura. Qdo apolo o trabalho , vejo que não Está plana, esta torcida em um dos lados. O que faze? Um abraço, gilda mazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda Gilda!
      Em primeiro lugar devo dizer que não sou professora, eu apenas procuro transmitir, compartilhar um pouco de meus conhecimentos; mas obrigada pela consideração.
      Vamos ao probleminha da saia.
      Esta saia é um trabalho em forma tubular e é comum acontecer isto que você já percebeu.Coloque a saia dobrada com o local onde você fecha a carreira, para trás ( bem no centro). Observe que há uma torção para a esquerda; ou seja, desde o inicio do trabalho, de baixo para cima você notará um risco que vai subindo e entortando para a esquerda. Eis algumas sugestões.
      - A partir da 2ª carreira, dobre a saia como mostrei acima e se já começoua entortar; procure trabalhar a próxima carreira, puxando um pouco os pontos para a direita.
      Vá observando após cada carreira e repetindo a sugestão.
      - Existem outras formas de contornar este problema, mas dependendo do ponto fantasia ( desenho)que você estiver utilizando não será viável; como por exemplo aumentar um ponto antes do final e fechar a carreira pulando o 1º ponto.
      -Você poderá também dividir o trabalho em 2 partes, deixando metade de cada desenho nas laterais; e depois fechá-la costurando.
      Atençao: saias em forma tubular, a parte onde você fecha as carreiras, deverá ficar para trás ( bem no centro).
      Espero ter ajudado,
      Abraço e Bons crochets!

      Excluir
  12. Bom dia! Fiz um tapetão retangular mas ao dobrar ao meio percebi que o início está bem menor que o final os oontos no início dicaram mais apertados tem conserto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem conserto, veja as dicas.
      1- Caso queira desmanchá-lo e recomeçar:
      a- faça as correntinhas iniciais bem frouxas e não aperte muito a 1ª carreira; ou faça as correntinhas iniciais com uma agulha de nº maior.
      2- Caso não queira desmanchá-lo:
      A- Se trabalhou em carreiras de ida e volta :
      - Trabalhe uma carreira a mais na carreira inicial e trabalhe mais uma no final, só que reduzindo alguns pontos ( meça, conte os pontos e reduza alternadamente).
      B- Se trabalhou em redor:
      - Trabalhe 2 lados normalmente e repita a dica acima para os outros 2 lados ( lados paralelos).
      3- No acabamento:
      Se quiser, poderá ainda, reduzir mais alguns pontos ao trabalhar o acabamento ( para igualar ao ou lado).
      Meu email: donamarciaps@hotmail.com
      Abraço!

      Excluir
  13. Olá, meu nome é Ivonete. Pesquisando encontrei seu blog e achei muito bom, parabéns!!! Peço sua ajuda, pois estou fazendo uma blusa com a flor de outono, redonda. Queria q a blusa ficasse com as laterais e barra retas. Nao sei como fazer, a receita que tenho as laterais acompanham o formato da flor.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivonete!
      Preciso que você envie uma foto ou o link onde poderei ver o modelo,para que eu possa te ajudar.Existe sim forma para quadricular a partir de um circulo, porém dependendo do modelo poderá ser mais simples ou menos. Envie para meu e-mail: donamarciaps@hotmail.com
      Abraços!

      Excluir
  14. Estou fazendo boot cuff! Porque sera que meu trabalho fica enviesado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Lourdes!
      Eu precisaria ver o modelo qual você tece, para saber !
      Envie a foto para meu e-mail e tentarei ajudá-la!
      Abraço!
      E-mail: donamarciaps@hotmail.com

      Excluir
  15. Olá querida! Adorei as dicas! Sou iniciante e gostaria de tecer um lindo tapete redondo, já testei várias receitas mas mesmo seguindo corretamente todas ficam franzidas, estou confusa pois em outros trabalhos da tudo certo. Redondo pra mim é um mistério e um super desafio. Vc teria alguma sugestão para me ajudar???? Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Tapete redondo é sempre propenso a apresentar este tipo de defeito. Vou passar algumas dicas, porém se você quiser envia-me foto do modelo ou gráfico para ver como posso ajudá-la!
      - Dificilmente gráficos de revista dão certo, já comprovei.
      - Confira se o nº de agulha e o fio a serem utilizados estão idem à receita que seguirá.
      -A tensão do ponto também é importante, se o seu ponto for bem apertadinho ou mais soltinho, pode diferenciar do ponto de quem teceu e elaborou a receita.
      -Como já demonstrei no blog, você tem que, à medida em que tece, conferir se começa a enrugar; aí então começar a pular alguns pontos ou até diminuir algumas correntinhas.
      meu e-mail : donamarciaps@hotmail.com ou mamisarte@gmail.com
      Muito obrigada,
      Abraços!

      Excluir
  16. Olá Márcia, sou iniciante no crochê, estou fazendo um sousplat, estou seguindo o passo a passo de um vídeo do YouTube, estou usando agulha 3,5, linha Anne, no vídeo usa agulha 4 (que eu não tenho ainda) e linha Duna. Estava indo muito bem, mas quase chegando no final começou a emborcar 😢 o que eu faço? Vc pode me dar uma ajuda? Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcela!
    -Primeiramente você terá que trabalhar com 2 fios da Anne e agulha 2,5 ou 3,00. Ou ainda 3 fios para a agulha 3,5.
    - Eu nunca utilizo agulha 4,0 para o fio Duna, pois ele não e tão espesso.
    - Preciso ver qual modelo de sousplat você está tecendo, para poder tentar ajudá-la. Envie a foto por e-mail : donamarciaps@hotmail.com e ficará mais fácil dar as dicas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Por favor, pq o tapete retangular, com fio de lycra, fica com as pontas viradas nos cantos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lenita!
      -Se isto acontece quando você trabalha ao redor do retângulo,
      trabalhe leques de ponto V nos 4 cantos ( 2 p., 2 corr., 2 p. no mesmo ponto de base) a cada carreira ao contorná-lo. Se você faz isto e ainda assim está envergando, trabalhe os cantos com mais pontos ou correntinhas dentro do V; ou afrouxe um pouco os pontos ao trabalhar os cantos.
      Normalmente isto acontece quando se trabalha o retângulo em forma circular e não se trabalha os cantos da forma convencional ,que citei inicialmente.
      Abraços

      Excluir
  19. Bom dia.
    Estou fazendo um tapete de banheiro oval avelã, mas só fica com babado , estou usando fio 6 e agulha 3,5 , não sei o que fazer , mim ajude por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Simone!
      Eu precisaria ver o trabalho para tentar ajudá-la.
      Se você está utilizando algum gráfico mande a foto junto.
      Meu e-mail : donamarciaps@hotmail.com
      Até mais,
      Abraço

      Excluir
  20. Parabéns, Márcia!
    Sempre pesquiso muito essas dicas para ir melhorando meu trabalho. Mas este POST seu é completíssimo, tem todas as dicas necessárias pra fazer um trabalhador caprichado. Muito obrigada por dividir com a gente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Eliane!
      Pela visita e este gentil comentário!
      Abraços!

      Excluir
  21. Nossa perfeito estas dicas, estava fazendo um trabalho com carreiras inteiras em ponto sobre ponto, sem pular ponto de base com correntinhas separando-os, e estava alargando, e mesmo com mesmo quantidade de pontos e cada carreira não entendia o porque. Até imprimi essa página coloca-la numa pasta de gráficos de crochê que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      Que bom que esta postagem te ajudou!
      Muito obrigada por comentar.
      Abraço!

      Excluir
  22. Olá, tudo bem?
    Meu crochê de 1.00mt redondo está franzido e as bordas ondulado...no final com o ferro ele vai ficar retinho?
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O correto seria você desmanchá-lo e observando as dicas quais postei, refazer as carreiras à partir de onde começa a franzir.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá!
      O correto seria você desmanchar o tapete até a carreira onde iniciou o defeito e observando as dicas quais postei, corrigir.
      Abraço

      Excluir
  23. Eu não sei o porquê, mas a cada carreira que eu faço no meu tricô ela fica com mais pontos, por exemplo: a primeira carreira tem uns 7 pontos, mas a ultima ficou com uns 30 e eu não sei como isso foi acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para poder ajudá-la(lo),
      Primeiramente, preciso saber se você está tecendo tricot ou crochet, e saber que peça você está tecendo. E poderia por favor deixar seu nome no texto? obrigada

      Excluir
  24. Fiz 4 tapetes na forma oval, contei os pontos e todos estavam com a quantidade correta,mas mesmo assim 3 ficaram franzido eu coloquei de molho na agua pra os pontos se unirem pra ver se melhorava e nada. O q deve ser?

    ResponderExcluir
  25. Depende do modelo, fio, numero da agulha e também da tensão ( pontos mais apertados ou mais largos) qual você trabalhou os outros 3 tapetes. Porque se o primeiro tapete ficou bom e os demais não, algo foi alterado ao tecer os demais.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!