quarta-feira, 23 de julho de 2014

Como Calcular e Tecer as Metades de Losango em Crochet

 Olá!
Para este modelo, é necessário tecer as metades do losango para preencher os espaços que ficam entre eles nas quatro laterais. Normalmente os losangos com blocos de 4 pontos altos com 2 correntinhas, não ficam com o mesmo tamanho na altura e largura; sempre a largura é maior que a altura. 
Desenvolvi um método para calcular estas metades, independente do tamanho do losango; tenho utilizado até então. É simples, veja abaixo.
       Clique nas imagens para ampliá-las.


ATENÇÃO: antes de iniciarmos o calculo, você precisa saber que:
- As metades para os espaços mais largos serão tecidas em blocos de 4 pontos altos ( p.a.) com 2 correntinhas entre eles.
- As metades para os espaços mais estreitos serão tecidas em blocos de 3 pontos altos alongados ( p.a.a.) com 1 correntinha entre eles.
- Prenda o fio em uma ponta do losango inteiro, faça o nº de correntinhas calculado e prenda na ponta do outro losango.
- Trabalhe a 1ª carreira já diminuindo um bloco , caminhando sobre as correntinhas em ponto baixíssimo (p.bx.) .
- Sempre ao iniciar cada carreira, você caminhará sobre os pontos para iniciar o próximo bloco de pontos. Para blocos de 4 pontos com 2 correntinhas, caminhe sobre 3 pontos e já suba as 3 correntinhas equivalentes ao 1º ponto alto do bloco; para blocos de 3 pontos com 1 correntinha, caminhe sobre 2 pontos e já suba as correntinhas equivalentes ao 1º ponto alto alongado do bloco.
- Trabalhe cada carreira prendendo o 1º e ultimo ponto da carreira nos losangos de cada lado.
Veja AQUI o passo a passo de como tecer losangos com blocos de pontos altos.
COMO CALCULAR:
- Metades mais largas = conte o total de pontos da ultima carreira com aumento de pontos no losango inteiro,  inicie com o mesmo nº de correntinhas. Ex. 10 blocos de 4 pontos altos com 2 correntinhas somam 58 pontos, então inicie com 58 correntinhas (  veja imagem inicial) .
- Metades mais estreitas = conte quantos blocos de 4 pontos altos com 2 correntinhas, contém nesta ultima carreira com aumento de pontos do losango inteiro; transforme em blocos de 3 pontos com 1 correntinha, conte os pontos e inicie com este nº de correntinhas. Ex. 10 blocos de 3 pontos com 1 correntinhas somam 39 pontos, então inicie com 39 correntinhas ( veja imagem inicial).

OBRIGADA POR SUA VISITA!

2 comentários:

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!