domingo, 8 de abril de 2012

Pala de Casaquinho para bebê em tricot- Passo a passo


Olá!
Este tipo de pala facilita muito na hora de separar pontos para trabalhar as mangas e não ter costura no corpo do casaquinho. Tricotei a pala abaixo para ajudá-la(lo) a entender a "Tabela Esquema "para palas que postei anteriormente AQUI.
Clique nas imagens para ampliá-las
Para a pala abaixo desenvolvi este esquema apenas como exemplo:
Atenção: os aumentos (laçadas) serão feitos1 carreira sim,1 carreira não e as laçadas sempre antes e depois destes 1 pts. distribuídos pelo esquema abaixo ( 4 pts. no total), até o final da pala.
3 - 9 - 1 - 7 - 1 - 18 - 1 - 7 - 1 - 9 - 3 = 60 pts. = 1ª carr.
3 -10- 1 - 9 - 1 - 20 - 1 - 9 - 1 - 10-3 = 68 pts. = 3ª carr.
3 -11- 1 -11- 1 - 22 - 1 -11-  1 -11- 3 = .....      = 5ª carr.
3 -12- 1 -13- 1 - 24 - 1 -13- 1 -12 - 3=.......     = 7ª carr.
3- 13- 1 -15- 1 - 26 - 1 -15- 1 - 13- 3 =.....      = 9ª carr. ... observe os aumentos e prossiga .
Montei 60 pts. na agulha de tricot e trabalhei pelo esquema acima assim:
-3 t., 9 m.,1 laç.,1 m., 1 laç.,7 m., 1 laç., 1 m., 1 laç.,18 m., 1 laç., 1 m., 1 laç., 7 m., 1 laç., 1 m., 1 laç., 9 m., 3 t.
- avesso só t. e sem aumentos.
Veja foto abaixo e observe que o ponto que separa as laçadas permanece o mesmo até o final da pala e que a cada carreira que você tricota, a laçada anterior será tricotada normalmente.

Outras Dicas:
- poderá iniciar a pala montando nº de pts. a partir de qualquer linha da Tabela Esquema, basta dar sequência e segui-la.
- ao separar pts. para tricotar mangas, separe exatamente o nº de pts. conforme tabela não incluindo aqueles pts. entre as laçadas .Pois você os utilizará na hora de tricotar o corpo do casaquinho, onde serão tricotados juntos (2 p.j.) para  fechar a cava da manga.
- poderá iniciar o casaquinho pela golinha : monte os pontos em agulha de um (1) nº menor , trabalhe carreiras em ponto de barra 1/1 e já inicie a pala conforme Esquema.
------------------------------------------------------------
Legenda das Abreviaturas:
pts.  - pontos
t.     - tricot
m.   - meia
p.j.  - pontos juntos
laç.  - laçada
carr. - carreira
ptos. - pontos ( digitei errado na foto).
ponto de barra 1/1 - 1 t. 1 m.

Qualquer dúvida poderá deixar em "Comentários", ou contatar-me por e-mail.

Obrigada por sua visita!

18 comentários:

  1. Adorei seu blog!!! Cada trabalho lindo de se ver!!! Já estou te seguindo. Se puder, me faça uma visita e me siga tb.
    Bjs
    Viviane Oliveira
    www.samyraartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog , varias dicas , receitinhas . E vc compartilha seu conhecimento. amei. boa semana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, voce é especial, poucas pessoa compartilham seus conhecimentos, amei Ana

    ResponderExcluir
  4. Puxa!amiga,se assim posso te chamar.você é uma artista,amei o teu trabalho...Parabéns pq vc compartilhou...Obrigada bjs -Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!
      Obrigada a voce pelo carinho,ví teus trabalhos e são belíssimos. porque voce parou de postar?
      bjos

      Excluir
  5. Márcia, então para adulto pode-se utilizar o mesmo esquema, só aumentando o número inicial de ptos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Ana!
      Pode sim, porém voce pode utilizar o outro tipo de aumentos nas cavas. Ao invés das laçadas antes e depois do ponto, voce poderá trabalhar 3 pontos no mesmo ponto.
      Veja nesta postagem aqui:http://mamisarte.blogspot.com.br/2012/04/macacao-com-capuz-em-tricot-para-bebe.html
      Bjos

      Excluir
  6. Amei mamis,lindo blog,vou fazer. Sou artesã e adoro fazer casaquinhos e vestidinhos em croche.

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar fazer, obrigada pelas dicas adorei. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Ana!
      Faça e qualquer dúvida pode contatar-me.
      Abraço

      Excluir
  8. adorei, estava a procura da receita vou tentar fazer pois vai nascer um netinho e eu estava a procura desse modelo meu e-mail msrafigueiredo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas receitas! Com certeza , vou aprender muito com você! Obrigada por compartilhar conosco, seus talentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Branca!
      Obrigada a você por prestigiar meu blog !
      Eu também tenho sempre o que aprender, e vivo em busca do aprimoramento!
      Volte sempre que quiser,
      Abraços!

      Excluir
  10. Excelente explicação. Vou aplicar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda e obrigada, Josana!
      Abraços!

      Excluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário, dúvidas e ou sugestões.
Se não tiver um link, deixe seu e-mail para que eu possa retribuir o mais
breve possível.