quinta-feira, 12 de abril de 2012

Receita do casaquinho Azul em tricot para bebê

Olá, você deve ter visto este casaquinho na postagem anterior,onde eu explico como trabalhar a pala do casaquinho por minha "tabela esquema". Hoje estou postando a receita dele.
Clique na imagem para ampliá-la
Tamanho: 0 a 2 meses.
Material: 100g de lã Bebê Confort, agulhas para tricot nº 3 e nº 3 1/2.
Ponto Fantasia da pala:
- 7 t., 1 p.m.d.
- avesso em t.
Atenção: no início da pala ao contar os pontos para executar este ponto fantasia,deixe os pontos que não completam o motivo ( 7 t., 1 p.m.d.)próximos às cavas. Assim à medida em que a pala cresce, você poderá completá-lo.
Ponto Fantasia das mangas e corpo: requer nº de pontos terminados em 1, Ex; 21, 31, 41, 51, ...
1ª carr. : * 1 m.,laç.,3 t., 3 pjt., 3 t., laç*., repete de *a*. A carr. deve terminar em laç., 1 m.
2ª carr. e todas as pares: em t.
3ª carr: m.
5ª carr.: voltar à 1ª carr.
Execução: Inicie pela gola:
- na ag. nº 3, monte 92 pts. e trabalhe 9 carr. em ponto de barra 1/1. 

-Com a ag. nº 3 1/2 trabalhe pela tabela esquema ( 5-13-1-13-1-26-1-13-1-13-5= 92 pts.)assim:
- 5 t. ( barrinha),13 pf.( frente), laç., 1 m., laç.( cava),13 pf. (manga), laç., 1 m., laç. (cava), 26 pf.( costas), laç., 1 m., laç.(cava),13 pf. (manga), laç., 1 m., laç.( cava), 13 pf.(frente), 5t (barrinha). Trabalhe pela tabela esquema  postada AQUI , até obter esta distribuição de pontos na agulha:
5-26-1-39-1-52-1-39-1-26-5 = 196 pts. = + ou - 7 cm.
Não se esqueça de fazer a casinha para botão ao trabalhar os 5 t., iniciais ou finais.
Mangas:
- Com alfinete auxiliar (opcional) separe os pts. e trabalhe os 39 pts de uma manga, aumentando 2 pts. logo na 1ª carr.(para obter nº terminado em 1...= 41 pts.). Trabalhe 40 carr.( 10 motivos completos, + ou - 11 cm.) e com a ag. nº 3 trabalhe 8 carr. em ponto de barra 1/1 (punho). Repita na outra manga.
Corpo:
- Retome todos os pontos e trabalhe aumentando 5 pts na 1ª carr.( para obter nº terminado em 1), ao chegar na manga, trabalhe 2 pj. para fechá-la. No final desta 1ª carr. você terá na ag.121 pts. Trabalhe no  ponto fantasia por 44 carr. ( 11 motivos completos), trabalhe mais 6 carr. em cordões de tricot e arremate.
-------------------------------
Legenda das abreviaturas:
m. - meia
t.  - tricot
pj. - ponto junto
pjt. - pontos juntos em tricot
laç. - laçada
carr. - carreira
pts. - pontos
pf. - ponto fantasia
p.m.d. - ponto meia duplo 
ag. - agulha
ponto de barra 1/1 - 1 m., 1 t., demais carreiras acompanhe os pontos.
cordões de tricot - direito e avesso em tricot
repetir de *a* - prossiga de onde está o 1º asterisco(*).

Espero ter ajudado, se você tiver alguma dúvida deixe em comentário ou contate-me por email.
Obrigada por sua visita!

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Crissi,tua opinião é importante para mim, pois teus trabalhos são lindos!
      Abraços

      Excluir
  2. Querida amiga, vim agradecer sua visita,e já estou tricotando o casaquinho , vão nascer gemêos, imagine, dois principes, e á mamãe , não tem nada, estou fazendo com á lã kiko mesclada de azul com branco, está ficando lindinho, tenho só 6 novelos de 40 gramas , vou torcer para dar o modelinho de capuz.Interessante como tem nascido gemêos, por aqui, eu só faço para doar, tem 16 anos este meu trabalho voluntário,tenho 3 filhos , e o último foi uma gravidez, de alto risco , quando o Pedro Henrique nasceu , cause que morre mãe e filho, assim fiz uma promessa, em agradecimento á DEUS por ter me dado á graça de estarmos vivos e com muita saúde.BEIJOS EM SEU CORAÇÃO .
    MÁRCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigada novamente.
      Achoi que 240g não darão para 2 casaquinhos com capuz. Sugiro
      voce fazer a pala em outra cor (explo branco) e o restante nesta que está utilizando. Fica bonito e vc. aproveita sobras de outras lãs.
      Bjos.

      Excluir
    2. oi Márcia. eu sou assim uma pricipiante no trico e queria que me explicasse o esquema quando aparece 13 pontos fantasia quais são os 13 pontos???? porque fazendo como o esquema 1 m.,laç.,3 t., 3 pjt., 3 t., laç* dá 10 pontos e não 13 não é? não entendi muito bem desculpe la....

      Excluir
    3. Olá e Bem vinda, Mafalda!
      Se você clicar no link ( palavra AQUI)será redirecionada para a postagem onde eu explico a tabela-esquema para palas de casaquinhos. Estes 13 pontos fantasia, são a montagem de pontos (de acordo com a tabela) para a pala. Clique na imagem do casaquinho, para ampliá-la e entenderá. Ela é trabalhada em faixas de tricot, separadas por um ponto meia duplo. A laçada, meia , laç., são os aumentos das cavas.
      Qualquer outra dúvida, é só falar.
      Abraços

      Excluir
  3. Acho este casaco,além de ser mt.fácil,lindo.Obrig.p.partilhares.
    1bjo
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Adriana, que bom voce aqui.Realmente este modelo é fácil e gostoso para tricotar.
      Se bem que gosto de tricotar tdo. que posso.
      A finalidade principal deste blog é partilhar e o retôrno com o carinho dos(as) visitantes é muito bom!!!
      Bjos

      Excluir
  4. Olá,Márcia! Foi muito bom encontrar seu blog. Seus trabalhos são lindos! Adoro tricotar mas as receitas de revistas muitas vezes não são bem explicadas e não consigo acompanhar. Nunca encontrei um esquema para palas com cavas tão bem explicado como o seu. Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari!
      Sou eu quem agradece, pois meu intento é este mesmo!
      Bjos.

      Excluir
  5. Olá márcia!!!
    Adorei sua receita e seu esquema muito bem explicado. Parabéns e obrigada pela dedicação. Pretendo tricotar esse casaquinho, mas eu só não sei como se faz o ponto meia duplo, vc poderia me dar uma explicação ou então algum lugar na net que explica?
    Grata
    Margareth
    magasuleiman@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a receita,muito bem explicada,adorei,vou voltar outro dia!obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Bem vinda e obrigada, Isabel!
    Volte quando quiser!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!