terça-feira, 23 de junho de 2015

Blusa Infantil em Tricot - Receita

Olá!
Esta teci para menino, mas este ponto favorece também as meninas. Tamanho de 2 a 3 anos, dependendo da criança. A foto saiu escura, mas a cor é bege.
Havia um vídeo gratuito que ensinava como tecer esta barrinha e gola, inclusive eu inseri o link em uma receita de postagem anterior; mas a dona do vídeo retirou-o e agora só poderá visualizá-lo quem pagar. Então abaixo, na receita, fiz o possível para explicar como tecê-la . Espero que ajude!
Clique na imagem para ampliá-la
Material : aproximadamente 130 g. da lã Família da marca Pingouin, agulhas para tricot nº 4 e 1/2 , 1 botão.
Ponto Fantasia Gola:
- Direito do Trabalho : ponto de barra 2/2 ( *2 t., 2 m.*).
- Avesso do trabalho : todo em t.
Ponto Fantasia da parte da Frente ( trabalhado em 11 pontos) :
1ª carr.=  1 p.m.d.; 2 t.; 3 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 1 m.; 1 t.; 1 p.m.d.
2ª carr. e todas as pares = em t.
3ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 2 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 1 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
5ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 1 m.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 2 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
7ª carr.= 1 p.m.d.; 2 t.; 2 p.j.m.; 1 laç.; 3 m.; 2 t.; 1 p.m.d.
9ª carr.= voltar à 1ª carr.
Ponto da barrinha transpassada : cordões de tricot ( tricot nos dois lados).
Ponto da barra da blusa e punhos das mangas : ponto de barra 1/1 ( *1 t.; 1 m.* e no avesso acompanha os pontos).
EXECUÇÃO:
Inicie pela parte da frente: monte 52 p. e trabalhe 8 carr. da barra. Trabalhe 9 p. em m.; 11 p. no ponto fantasia; 12 p. em m.; 11 p. no ponto fantasia; 9 p. em m. À 22 cm do inicio, inicie a barrinha transpassada.
Barrinha transpassada - parte exterior - com casinha para botão : divida o trabalho em 2 partes, pegue metade de uma parte + 2 pontos da outra parte ( 28 p.), deixando os 24 restantes à espera; trabalhe 4 p. em barrinha e o restante seguindo o p. fantasia. Faça a casinha para botão  à 5 cm. do inicio. À 6 cm. do inicio, inicie o decote.
Decote: remate 2 p. no inicio da barrinha, rem. 4 p. (1 v.) e a cada 2 carr. rem. 2 p. (3 v.) e 1 p. (1 v.). Remate os 15 p. restantes para ombro.
Barrinha Transpassada- parte interior: retome os 24 p. que estavam à espera e + 4 p. da barrinha que já foi tecida ( pegue, no avesso do trabalho, na 1ª carr., 4 p. da outra barrinha ) e repita idem à outra parte.
Obs.- Para trabalhar o decote: ao invés de rematar os p. no decote, você poderá trabalhar deixando-os à espera. Veja como:
- Trabalhe a 1ª carr. rematando 2 p. do inicio da barrinha.; na volta ( de fora para dentro ) deixe 4 p. (não trabalhe 4 p.), vire e trabalhe a carreira; na volta deixe 2 p., vire e assim por diante. Estes pontos estarão à espera, trabalhe desta forma o outro lado. Quando as duas partes estiverem prontas, passe os p. para um alfinete ou agulha auxiliar , para que possa trabalhar  a parte das costas.
Costas : monte 52 p. e trabalhe em p. m. no direito e t. no avesso por 2 cm. a mais que a parte da frente;remate 15 p. de um ombro, trabalhe 22 p. e remate os 15 p. para outro ombro; deixe os 22 p. à espera.
Obs.:  eu sempre trabalho nas costas 2 cm. a mais que na frente, para dar um caimento melhor.
Gola : feche os ombros, retome os p. à espera das partes da frente e costas. Nos espaços entre os p. deixados ou rematados do decote, levante 1 p. em cada espaço e levante 4 p. nos 2 cm. a mais de cada ombro. Trabalhe por 7/8 cm e remate com uma agulha de nº maior ( para não repuxar a gola).
Costure, fechando as partes das costas e frente; deixando 13 cm. para a manga em cada lado.
Mangas : Monte 34 p. e trabalhe o punho por 8 carr. Trabalhe, aumentando 1 p. em cada lado a cada 5 carr. ( 9 v.), à 27 cm do inicio rem. todos os p.
Costure as mangas, pregue o botão.
----------------------------------------------------------
Legenda de Abreviaturas:
carr.       - carreira(s)
p.           - ponto
t.            - tricot
m.          - meia ( ponto de malha)
p.m.d.    - ponto meia duplo
p.j.m.     - pontos juntos em meia
laç.         - laçada (s)
rem.       - rematar
v.           - vez (s)

OBRIGADA POR SUA VISITA!

13 comentários:

  1. Maravilhosa blusa infantil ,vou tentar fazer para meu neto ,DEUS te abençoe pela receita e por todos os trabalhos com receita ,te admiro muito alem de nos mostrar coisas lindas ainda nos presenteia com as receitas , muitas bençaos em sua vida bjs ...zilda regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda!
      Amém! e muito obrigada pelo carinho!
      Bjos.!

      Excluir
    2. Não estou conseguindo fazer os remates do decote. Será que daria para me passar o passo a passo? Fiquei confusa por causa dos 4 pontos em tricot. É depois desses pontos que tenho que fazer os remates? Eu estou fazendo com 82 pontos. Quantos tenho que deixar à espera no centro e nos ombros? Meu neto tem 3 anos e por isso fiz maior. Aguardo sua resposta . Meu e-mail é ivanapepelgi @gmail. Com. Muito ansiosa por terminar, muito obrigada!!

      Excluir
  2. Podoba mi się taki kołnierz bo ładnie się układa :))) pozdrawiam

    ResponderExcluir
  3. Que linda, parabéns, adorei.
    Um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem Vinda, Sisi!
      Muito obrigada, ótimo domingo a você também!
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito lindo, vou fazer para o meu afilhado.
    Um grande abraço e obrigada por partilhar a receita.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,lindo demais e os pontos são perfeitos para um menino.
    Bjus

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!