terça-feira, 2 de junho de 2015

Dicas para Tecer a Corujinha em Tricot

Olá!
Como muitas tricoteiras já sabem a corujinha é tecida à partir do ponto "Corda Torcida" ou "Trança" , como muitos conhecem. Basta trabalhar a corda da direita ,retirando os pontos por trás e em seguida, trabalhar a corda da esquerda, retirando os pontos pela frente.
Os pontos que ficam por trás formam a barriga e cabeça da coruja; e os pontos que ficam pela frente formam o contorno da barriga, cabeça e orelhas.
Esta teci com o fio Família e agulhas para tricot nº 4 e 1/2, porém com cordas de 6 pontos e outra forma de dividir os pontos de cada corda.
Abaixo as dicas e links .

1- Vídeo-aula de como tecer a coruja com cordas torcidas de 4 pontos cada uma:
- Por Day do blog-by-day.blogspot.com.br
2- Para obter a barriga mais larga e o contorno mais estreito ( como no caso da imagem acima), trabalhei com cordas de 6 pontos porém de 4 e 2 pontos para a corda da direita e 2 e 4 pontos para a corda da esquerda:
- Corda da direita ( sua direita olhando para a imagem): por trás, retire 4 pontos da agulha, trabalhe 2 pontos e em seguida, trabalhe os 4 pontos que foram retirados.
- Corda da esquerda: pela frente, retire 2 pontos da agulha, trabalhe 4 pontos e em seguida, trabalhe os 2 pontos que foram retirados.
3-Para aprofundar mais a região onde ficarão os olhos:
- Após torcer a corda para a cabeça, trabalhe as 5 carreiras desta forma (iniciando no avesso do trabalho) = 2 tricot; 3 meia; 2 tricot; 3 meia; 2 tricot e no direito do trabalho acompanhe os pontos ( onde o ponto aparece em meia faça meia; onde aparece em tricot, faça tricot) .
4- Orelhas mais pontudas:
- Após torcer a corda para orelhas, na carreira seguinte; trabalhe  2 pontos juntos,nos pontos iniciais e finais da coruja.
Obs. após a redução de pontos nas orelhas, aumente 2 pontos para compensar.
5- O ponto Corda Torcida estreita o trabalho, então antes de executar uma receita com a coruja sugiro que:
- Faça uma amostra com a coruja e uma amostra com o mesmo nº de pontos da coruja que você teceu, para que você possa calcular quantos pontos terá que aumentar ao iniciar o trabalho; reduzindo-os após terminar a coruja.
- Parte dos pontos aumentados antes de tecer a coruja, você poderá reduzir nas orelhas; pegando até 3 pontos juntos em cada orelha para estreitá-las.
6- Poderá tecer a barriga da coruja com outros pontos:
- Após a torção das cordas iniciais, trabalhe os 2 pontos iniciais e finais da coruja em meia e os pontos entre eles, trabalhe como desejar ( ponto arroz, ponto tricot, etc)
Veja um exemplo no :blog-by-day.blogspot.com.br 
7- Para que a coruja tenha maior destaque na peça:
- O ponto corda torcida ou trança tem maior destaque se antes e depois dele você trabalhar o ponto tricot ( tricot no direito, meia no avesso).
- Em cores escuras ou muito claras a coruja não se destaca ou destaca-se menos, como no caso desta da imagem acima. OBRIGADA POR SUA VISITA!

8 comentários:

  1. Poxa que surpresa agradável, saber que você citou meu blog :D
    Entrei para ver o post pois achei a corujinha muito bonita e bem executada e tive essa agradável surpresa. Muito obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda Day!
      Muito obrigada a você!
      Abraços!

      Excluir
    2. Eu fiz 2 blusas para minhas netinhas. Ficaram lindas. Obrigada por me ensinar. Pena que não sei postar as fotos aqui.

      Excluir
    3. Olá Walmi!
      Muito obrigada!
      Fico feliz que a postagem a tenha ajudado de alguma maneira.
      Abraços!

      Excluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!