terça-feira, 19 de abril de 2011

Tapete Elos- Receita- Passo a Passo.

Clique nas imagens para ampliá-las






Muitos visitantes procuram por gráfico ou receita deste modelo, como não achei na net, resolvi fazer e desenvolvi a receita para vocês. Este Elo é trabalhado dentro do arco das correntinhas.
Este não está terminado ainda, mas basta trabalhar mais 7 ou 8 carreiras, fazer o bico e pronto!
Porque a partir da 2º carreira(volta) segue-se sem modificações.
Assim que eu terminá-lo postarei. Para ver outra forma de fazer o elo, clique AQUI.
Com barbante nº 06 e agulha para crochet nº 3.0mm, faça 30 correntinhas e trabalhe:
-1º carreira= faça 50 p.a.( ponto alto) dentro do arco.
-2ª carreira= em p.a., aumente 1 ponto a cada 7 pontos trabalhados.
Com a outra cor,repita o nº de correntinhas(30), passe por dentro do elo anterior já pronto, feche e trabalhe da mesma forma . Conforme imagem abaixo. Quando tiver o nº de elos desejado, trabalhe: 3 p.a.(ponto alto), 2 correntinhas (pulando 1 ponto de base) em toda a volta. As laterais você trabalhará desta mesma forma até o final. Leques das pontas= a partir da 2ª carreira( volta), escolha 6 blocos de 3 p.a. ( mais próximos da ponta) e trabalhe aumentando 1 ponto em cada um destes blocos, mantendo as 2 correntinhas que os separam. Faça o mesmo na outra ponta. Nas laterais siga até o final como indicado acima. DICAS: 
-Faça uns 3 elos como experimento para ver se você gosta e determine o comprimento do tapete pela quantidade de elos que fará. Por exemplo, se aumentar o nº de elos, poderá fazer uma passadeira. E se faltar algum ponto na hora de fazer o leque, basta aumentar.
- Veja minha dica para aperfeiçoamento deste mesmo modelo, clicando Aqui.
 

-----------------------------------------------------------
Quem  fez este tapete por este meu pap: http://tapeteselaine.blogspot.com/
http://betebarbante.blogspot.com/
http://mimosdacin.blogspot.com/

http://sacroche.blogspot.com
  Obrigada por sua visita!


66 comentários:

  1. Hei amiga, bom ter vc neste meu outro blog tb. Seja bem vinda. Vc é amiga em dose dupla!!! Legal q gostou dos panos. eu faço tem um bom tempo. Do p. cruz na verdade eu até enjoei, rsrs. Estou querendo mais é pintar. E minha irmã deu uma ajuda fazendo os bordados eu fiz contornos e bicos. A casinha tb estou gostando, breve post ela pintada.

    Um beijo e feliz pascoa!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda,obrigada por tão gentil comentário.
    bjos.

    ResponderExcluir
  3. nossa amei d++ faz tempo que estou procurando como fazer esse tapete com elos parabens amei mesmo!!bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabian,obrigada por sua visita e comentário.
    Não pude comentar em teu blog, devido à problemas com a configuração.(Blogger ainda não resolveu).Aconteeu no meu blog também, para poder receber comentários tive que mudar a configuração para esta (janela pop up)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. adorei a receita do tapetes em elos vou fazer hj mesmo depois colocarei na rede para que vc possa ver se ficou bom faço tapete por robby mas as vezes acabo vendendo qdo tiver novidades por favor me mande

    ResponderExcluir
  6. Bel, obrigada por sua visita e gentíl comentário. Por favor envia-me por email, teu email para que eu possa responder. Veja meu email na lateral direita do blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. estou tentando fazer esse ,mais o meu ta ficando meio babado no meio mais vou fazer até o final pra ver se da certo kkkk se nao der desmancho e começo de novo.... ahh Marcia posso postar algo seu no meu blog ai ponho seu endereço pois é muito bem explicado tudo que posta
    bjss brigadinhaaa

    ResponderExcluir
  8. obrigada marcia por postar meu link,eu adorei o tapete mais o proximo farei melhor kkkk e logo postarei novidades bjss e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  9. obrigada pela explicação, faz tempo que queria aprender, bjs e susseso!!!

    ResponderExcluir
  10. boa noite, gostaria de agradecer do fundo do meu corção, pois a muito estou procurando a explicação sobre os elos e nao encontava.graças a este blog agora pretendo fazer varios modelos.muito obrigada.beth

    ResponderExcluir
  11. Elaine, Anônimo e Beth, obrigada a voces pelo carinho!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. pelo amor de deus ..... muitoooooo obrigadoooooooooo pela tua receita querida , estava procurando já tinha um tempionho , nem te conto , agora estoufazendo um para mimtb , graças a tua generosidade e boa vontade de compartilhar o teu conhecimento , fico muito grata mesmo .... eu curtio crochê comoum grande rob na vida ,mástrabalho como artesão com mdf e biscuit , então para mim o croche é terapia . agradesço de coração e já too fazendoo meu comecei hoje mesmo procura depois no meu blog vou colocá-lo por lá para que tu possas ver junto com todos na internet .....rsrsrsrsrssr beijo e de novo abrigado . claudiamaierfazendoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Marcia pelo carinho de partilhar seus conhecimentos conosco..Um beijo grande.
    http://marcilene-vivendoeaprendendo.blogspot.com/2011/11/jogo-de-tapetes-elos.html

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcilene, obrigada pelo carinho e por postar meu link. Amei teus trabalhos, apreciei todos que ví. Não pude comentar em teu blog.Muitos, assim como eu, que tinham a mesma configuração em " Comentários" que voce tem, tiveram que trocar por outra. Está impossível para muitos comentar pela conta Google no tipo que utiliza em teu blog.(Blogger ainda não sanou este antigo problema).
    Bjos
    Ps. meu quadro de Participantes (seguidores) vive desaparecendo.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, procurei muito por este grafico... Sou de Ponta Porã MS.

    ResponderExcluir
  16. A voce Anônimo de Ponta porã,
    Sou eu quem agradece pelo carinho.
    Afinal meu propósito é compartilhar as receitas, gráficos e paps.
    abraços!

    ResponderExcluir
  17. olá Márcia, é com muito prazer que visito seu blog; já havia procurado a receita desse tapete em vários lugares e achei aqui. Parabéns pelos seus trabalhos, desde já te desejo um Feliz Ano Novo repleto de paz,saúde, felicidades e muuuiiito sucesso!!! ah, também tenho um blog: edilmatimbalada.blogspot.com quando der, faça uma visitinha... bjs

    ResponderExcluir
  18. obrigada por dividir, esta maravilha, realmente procurei grafico e receita nao achei, e quem sabe nem sempre gosta de ensinar infelizmente, fazer o que.

    Adorei seu blog
    Bjs Sylvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvia,seja bem vinda!
      Agradeço o carinho, porém como eu já disse em outra ocasião, apenas procuro retribuir um pouquinho do muito que recebo.
      Eu também estou sempre aprendendo com aqueles(as) que assim como eu, gostam de compartilhar!
      Qualquer dúvida, e-mail está na lateral,ok?
      bjos

      Excluir
    2. estou entrando pela primeira vez no seu blog e achei lindo !seus trabalhos são perfeitos!!!!!ah!!tambem criei um blog para expor meus trabalho queria te convidar para dar uma olhadinha ehttp://cantinhodocrocheeartesanato.blogspot.com.br dar sua opinião. bel e clari bjs

      Excluir
  19. Adorei, é lindo, para quem gosta de arte, não é difícil de fazer, com um pouco de experiência faz.bjs. Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Emilia!
      Realmente não é difícil,mais que experiência é importante a paciência e gostar desta arte. Pois às vezes, dependendo do material que utilizamos, é necessário alguns ajustes enquanto o tecemos
      Bjos.

      Excluir
  20. Parabéns pelo tapete é muito lindo, vou tentar fazer...pois só faço por robby mesmo....bjs Vanessa Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa!
      Este modelo, eu apenas descobri como tecer e montei o pap.
      Todos os modelos que posto,inclusive criações minha, não me importo se tecem por robby ou comércio.
      Abraço carinhoso!

      Excluir
  21. Este pap já estava na minha lista e hoje está saindo.
    Obrigada por disponibilizar.
    Bjs

    Márcia

    ResponderExcluir
  22. Olá Marcia!....
    Fico admirada com o seu trabalho, é muito bonito...Parabéns.
    Faço trabalhos manuais e amo tudo o que faço, agradeço pelo grafico deste tpete, estou apaixonada por tapetes com barbantes que agora estão em alta.
    Um abraço.
    Dulce Puertas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dulce,sou eu quem agradece o carinho!
      Trabalhar com amor faz toda a diferença!
      Abraços

      Excluir
  23. Oi, minha xará!!! Adorei seu blog!!! Eu estou começando a fazer croche e achei sua s explicações ótimas!!! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xará!
      Bem vinda e obrigada pelo carinho!
      Bons crochets para voce e se precisar, é só falar!
      Bjos

      Excluir
  24. Roseli Perez de Aguiar25 de setembro de 2012 às 14:16

    Ola sou de Marilia.SP ,gostaria de agradecer por ter postado o pap do tapete ,que a tempos venho querendo fazer.Muito obrigada pela sua gentileza.bjos

    ResponderExcluir
  25. Facebook lylyrose@bol.com.br25 de setembro de 2012 às 14:19

    Obrigada pelo pap do tapete de elos.A tempos venho querendo fazer Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bem vinda, Roseli!
      Obrigada a voce,pela visita e estes gentís comentários.

      Excluir
    2. Muito lindo!!! eu tava louca querendo saber como fazer esses elos, vou fazer obrigada bjs.. Erica .10 10 2012

      Excluir
  26. obrigado acho lindo esse modelo, só consigo fazer com alguma explicaçao agora vou fazer obrigado

    ResponderExcluir
  27. obrigado pela explicaçao vou fazer esse modelo ele é muito lindo

    ResponderExcluir
  28. ola marcia !adorei seu tapete de elos,tambem fiz um ha algum te
    mpo e ficou tão lindo quanto este seu parabens pelo seu trabalho http://cantinhodocrocheeartesanato.com.br/ bjs

    ResponderExcluir
  29. muito lindo ,vou tentar fazer um pra mim.
    parabéns adorei!

    ResponderExcluir
  30. Nossa, há quanto tempo estou a procura desse bendito elo...rs
    Obrigada, ja estou fazendo o meu primeiro de muitos....
    Agora tem um tapete lindissimo ...chamado de espiral feiot com barbante Barroco...tenho a receita e o grafico, mas estão ilegiveis...se vc ja fez seria legal ter no blog...
    abraços
    Eusmize Jandira SP

    ResponderExcluir
  31. Adorei, estava a procura dos benditos Elos...
    vc ja fez o tapete espiral..se sim queria o grafico ...tenho mas esta ilegivel...
    abçs
    Eusmize

    ResponderExcluir
  32. ha dias estava apanhando pra fazer esse tapete ,muito obrigado,adorei seus trabalhos Parabéns!

    ResponderExcluir
  33. obrigado,há dias venho procurando esses elos ,adorei seus trabalhos são lindos,parabéns

    ResponderExcluir
  34. Olá amiga fiz este tapete graças ao seu Pap maravilhoso,já postei lá no blog e dei os dévidos créditos á você.Venha participar do sorteio de um kit de aviamentos.Bjinhos!

    ResponderExcluir
  35. Oi flor...fiz o tapete pelo seu PAP, amei...postei foto na minha page no face: www.facebook.com/carla.artes.2012
    Depois dá uma conferida e me diga se gostou. Visita meu blog tbm: www.carladiasbiju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Procurei como você o gráfico e não achei, já iria tentar quando achei seu PAP, obrigada linda e parabéns pelo carinho com nós ..bjs

    ResponderExcluir
  37. Ola marcia! seus trabalhos são maravilhosos estou tentando fazer esse tapete de elos eu faço os tapetes com o fio 8 teria algum problema se fizer os elos com fio 8? parabéns pelo trabalho OBRIGADA VANIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda, Vania!
      Não tem problema algum, desde que voce utilize nº de agulha adequada ao fio nº 8.
      O esquema é o mesmo para qualquer fio, porém dependendo do nº do fio, ele poderá ficar maior ou menor.
      Qualquer outra dúvida, poderá contatar-me.
      Obrigada por sua visita!
      Abraços

      Excluir
  38. Olá Márcia muito bom seu PAP ... fica super fácil de entender e fazer. Eu fiz um jogo de cozinha acompanhando seu PAP. Segue o link para você ver.
    http://estterdias.blogspot.com.br/2013/07/jogo-de-cozinha.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  39. visitei teu blog e amei teus trabalhos ja estou te seguindo espero tua visita e se gostar e me seguir ficarei muito grata http://cleideeflores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Ameiiiiiiiiiiii,ja to seguindo, me segue também.
    Bjssssssss
    http://alicetricoche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. oi bom dia! me chamo Joelma, e minha sogra esta apaixonada pra fazer esse tapete! se vc tiver e puder me mande o grafico pra eu passar pra ela... mk3repres@uol.com.br
    e DEUS abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e Bem vinda Joelma!
      Este modelo não tenho gráfico,se eu puder ajudá-la de alguma outra forma.
      DEUS te abençoe também!

      Excluir
  42. Respostas
    1. Olá Marelena!
      Obrigada a você pelo gentil comentário!
      Abraço

      Excluir
  43. Olá, Boa tarde!
    Me chamo Ana Paula e sou apaixonada por croche mas como tenho um pouco de dificuldades de fazer alguns tapetes diferentes. Amei seu blog e seus trabalhos são maravilhosos. Obrigado por compartilhar. Bjsss...

    ResponderExcluir
  44. Olá Ana Paula!
    Muito obrigada a você pela visita e gentil comentário.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Estava procurando a receita deste tapete com elos. Que bom vc compartilhar conosco. Agora vou tentar fazer. Obrgd. Se eu acertar, volto pra dizer como ficou.

    ResponderExcluir
  46. Olá e Bem vindo Edson!
    Compartilho justamente com o propósito dos visitantes poderem tecê-lo.
    Teça-o e volte para falar. Porém se tiver alguma dúvida, não desista, volte e tentarei ajudá-lo.
    Obrigada a você
    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Obrigada por deixar seu comentário!
      Sucesso!

      Excluir

Olá!
Obrigada por deixar seu comentário!